top of page

DESPERDÍCIO: Diretor do SAAE faz alerta sobre risco de falta d’água em Marilândia

  • folhademarilandia
  • 12 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

A falta de chuvas tem causado uma grave crise hídrica em todo Brasil e aqui em Marilândia não é diferente. Como se não bastasse o calor intenso, o volume das chuvas que caíram no final do mês de outubro foi muito baixo e somado a isso tudo se registra diariamente vários casos de desperdício e total alienação a grave situação que nos bate a porta. O Diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Wagner Lorencini, falou ao Jornal A Folha Marilândia sobre a real situação e o eminente risco de desabastecimento:

A situação realmente é muito preocupante, porque as volume de chuvas de outubro é praticamente insignificante e o consumo de água em Marilândia é alto. Não mais água o volume da Lagoa do SAAE está cada vez mais baixo e é preciso urgentemente que as pessoas tomem consciência e ajudem a economizar”, comentou.

Vaguinho ressaltou ainda que uma campanha envolvendo carros de som tem sido feita diariamente para alertar os moradores sobre a necessidade de racionar água. Segundo ele é preciso guardar as mangueiras, não comprar caixas d'água e haver uma grande mudança de hábitos, adotar o uso de baldes nos casos realmente importantes, que não têm como evitar.

“As captações está muito baixo. A vazão diminuiu consideravelmente e com isso nossos reservatórios estão com volumes preocupantes. Por isso afirmo que se não frear esse desperdício, vai faltar água em Marilândia”, pontuou.

O diretor do SAAE Vaguinho Lorencini disse que as bombas de captação estão trabalhando sem parar. A sorte é que não foi preciso, na atualidade, nenhum reparo, mas caso isso venha a ocorrer, infelizmente o caos provocado pela falta de água será sentido mais rapidamente. O diretor do SAAE informou que o racionamento teve inicio na última sexta-feira (6), em caráter experimental, com o abastecimento a partir das 12h, e o desabastecimento será a partir das 07h do dia seguinte, ou seja: Ficaremos sem água por um período de aproximadamente 30 horas, e com água por um período de 18 horas, sendo abastecido nos dias ímpares a região do Centro da Cidade, Rosário, São Tarcísio e Rua Espírito Santo e adjacentes e nos dias pares nos demais bairros: Industrial, Vila Real, Vista Bela, Vila Palmira, Conjunto Habitacional e Por do Sol. Vaguinho disse também que a obra de construção de mais um reservatório de água na estação de tratamento do SAAE de Marilândia já está na fase final, isso ampliará a capacidade de reserva quer hoje é de 330 mil litros para 530 mil litros.


 
 
 
bottom of page